Uma caminhada marcou ontem o encerramento da campanha Setembro Amarelo em Três de Maio. Diversas atividades foram desenvolvidas para celebrar o mês de valorização da vida e prevenção ao suicídio.
Conforme o Centro de Valorização da Vida (CVV) o objetivo da iniciativa, realizada todos os anos, é conscientizar a população e os profissionais de saúde para que reconheçam os sinais de risco e auxiliem no tratamento.
Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Os mesmos dados ainda afirmam que cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida no mundo, a cada ano.
O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio de forma gratuita e voluntária. Os atendimentos podem ser feitos por telefone ou pela internet, 24 horas por dia.
A voluntária do CVV, Jacira Taborda, a caminhada contou com a participação de várias entidades, algumas de Boa Vista do Buricá e Independência.
- A caminhada foi menor do que em outras edições, mas consideramos que foi positivo porque serviu para mostrar à população que é preciso valorizar mais a vida. Esperamos que no próximo ano mais pessoas participem – afirmou Jacira.