Ouça agora

RADIOINFORMAÇÃO

com ELISIANE LUDWIG

Geral

Eleitores podem votar na Consulta Popular até amanhã

Eleitores podem votar na Consulta Popular até amanhã
  • 05/09/2019 - 14:38
Dos três projetos da cédula de votação, é possível escolher somente um. O mais votado será incluído pelo governo no Orçamento Estadual de 2020. O valor destinado para o Corede Fronteira Noroeste em 2019 é de R$ 628 mil. No ano passado foram R$ 3 milhões.
Diferentemente dos anos anteriores, saúde, segurança e educação ficarão fora do processo. Os projetos definidos em assembleias dos Corede’s estão voltados para o desenvolvimento regional. 
Serão valorizadas propostas que ampliam o crescimento econômico, ciência e a inovação em áreas como agricultura, infraestrutura e turismo. Segundo o secretário de Governança e Gestão, Claudio Gastal, a mudança foi adotada porque saúde, segurança e educação já ficam com a maior fatia do orçamento.
Os recursos serão divididos em partes iguais entre os 10 municípios que tiverem maior índice de votação na demanda vencedora. 
- As prioridades são as seguintes: 
- Demanda 1: Desenvolvimento da Agroindústria. (Aquisição de equipamentos).
-Demanda 2: Consolidação do APL Leite da Fronteira Noroeste. 
-Demanda 3: Fomentar as dimensões de inovação e empreendedorismo junto a empresas, organizações do terceiro setor e setor público da região.
Para votar, é necessário, apenas, o número do título de eleitor. Caso não o tenha em mãos, o ambiente de votação na internet permitirá pesquisa diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os eleitores que não têm acesso à Internet podem se dirigir a um dos pontos de votação disponibilizados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude): Emater, Hospital São Vicente de Paulo, Câmara de Vereadores, Corsan, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Setrem e CRAS Dona Oliva.
Pelo celular é possível votar mandando uma mensagem de texto para o número 27902, com a palavra RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10). É possível consultar a cédula aqui.
 
Fonte: Reda