Começa nesta terça-feira (3) e vai até sexta-feira (5) a votação da Consulta Popular, organizada pela Secretaria Estadual de Governança e Gestão Estratégica do governo do Estado. Para votar, basta o número do título de eleitor, acessar o site www.consultapopular.rs.gov.br e escolher a demanda.
Além da internet, é possível votar presencialmente em pontos definidos pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
O enfoque da Consulta Popular 2019 é o desenvolvimento regional, valorizando projetos que ampliam o crescimento econômico, ciência e a inovação em áreas como agricultura, infraestrutura, turismo entre outros.
O governo considera a Consulta Popular um meio para impulsionar o desenvolvimento regional, fortalecer a participação e comprometimento da sociedade, promover a avaliação de políticas públicas e valorizar as realidades de cada região.
Conforme a presidente do Corede Fronteira Noroeste, Vanice Matos, a verba disponível para a região é de R$ 628,5 mil. Os três projetos a serem votados pela população foram definidos em assembleia regional de acordo com o Plano Estratégico de Desenvolvimento.
O eleitor poderá escolher somente uma das demandas. Os recursos serão divididos em partes iguais entre os 10 municípios que tiverem maior índice de votação na demanda vencedora.
- As prioridades são as seguintes:
- Demanda 1: Desenvolvimento da Agroindústria. (Aquisição de equipamentos).
-Demanda 2: Consolidação do APL Leite da Fronteira Noroeste.
-Demanda 3: Fomentar as dimensões de inovação e empreendedorismo junto a empresas, organizações do terceiro setor e setor público da região.