Horário sem programação!

Regional

São José do Inhacorá recebeu 1,2 mil pessoas no 18ª Fórum pela Vida

  • 29/08/2019 - 16:02
São José do Inhacorá recebeu 1,2 mil pessoas no 18ª Fórum pela Vida
Com o tema “Deixe Viva a sua Vida”, o evento promovido pela Emater/RS-Ascar e pela Prefeitura com o apoio de diversas entidades, reuniu pessoas de diferentes pontos da Fronteira Noroeste, no Ginásio de Esportes de São José do Inhacorá, nesta quarta-feira (28/08).
Em uma proposta de educação e promoção da saúde, o público acompanhou discussões sobre porque as pessoas adoecem, com o palestrante René Weigher; explanação sobre identificação, indicações e contraindicações de plantas medicinais, com a especialista em fitoterapia e estatística aplicada, Marli Teresinha Beuren Walter; discussão do levantamento sobre uso de plantas bioativas em São José do Inhacorá, realizado pelos agentes de saúde e apresentado pela assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Lisete Primaz; e palestra sobre o uso popular de plantas medicinais com preservação da biodiversidade, conduzida pelo assistente técnico regional, Jorge João Lunardi.
A programação também contemplou orientações de atividade física, pela fisioterapeuta da secretaria municipal de Saúde, Luana Aline Kuhn, apresentações artísticas do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Bem Viver e explanação de dados de uso de medicamentos e principais enfermidades, pela Secretaria Municipal de Saúde. Ao final, todos participantes puderam levar para casa uma muda de planta medicinal, que pode ser aproveitada de acordo com as recomendações apresentadas durante as palestras.
Até o momento foram realizadas 18 edições do evento na Fronteira Noroeste e sete edições nas Missões. Apenas entre 2015 e 2019, o Fórum pela Vida mobilizou 8.650 pessoas, no total, nestas duas regiões.
O próximo município-sede do Fórum pela Vida na Fronteira Noroeste já está definido: será em Doutor Maurício Cardoso, no dia 19 de agosto de 2020.
Fonte: Deise Froelich/Emater/RS-Ascar