A Secretaria Estadual da Saúde (SES) formalizou nesta quarta-feira (28/8) convênio entre o governo do Estado e o município de Santa Rosa para prestação de serviços pelo Hemocentro Regional. O documento foi assinado em Santa Rosa pela secretária Arita Bergmann e pelo presidente da fundação que administra a saúde no município, Délcio Stefan.
O convênio permite a ampliação do atendimento do Hemocentro Regional, que já recebia recursos federais, a fim de manter a realização dos procedimentos hemoterápicos e hematológicos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Pelo acordo, o Estado, por intermédio da SES, repassará 12 parcelas de R$ 180 mil mensais, totalizando R$ 2 milhões e 160 mil para custeio do hemocentro. O convênio prevê o atendimento a 24 estabelecimentos de saúde da rede SUS, a grande maioria hospitais da região.
- Somos um governo que quer evoluir e fazer entregas concretas ao cidadão. Hoje estamos formalizando uma parceria para viabilizar atendimento para toda a região de Santa Rosa”, afirmou a Arita. “A política do sangue é fundamental para nossos hospitais e, principalmente, porque salva vidas. Fazer um hemocentro funcionar deve estar associado à importância do ato de doar. A doação é um ato de solidariedade - completou a secretária.
O vice-prefeito Luis Antônio Benvegnú, representou o Executivo municipal no ato: “O governo do Estado está ajudando Santa Rosa e 52 municípios em uma demanda que se arrastava há muitos anos e que agora está sendo concretizada”.
Ainda durante a visita ao município, a secretária Arita conheceu outras unidades de saúde, como o Hospital Vida e Saúde, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a Unidade Básica de Saúde Agrícola e a Farmácia Municipal.