O aplicativo BM MOB permite o registro de ocorrências da Brigada Militar por meio de smartphones e tablets. Conforme o comandante da B.M. em Três de Maio, Capitão Éverton Korte, os policiais podem enviar fotos, vídeos e áudios, encaminhando diretamente para o Sistema de Informações Operacionais da Brigada Militar. O aplicativo foi desenvolvido pela equipe da Divisão de Trânsito e Segurança/Setor de Justiça e Segurança da Procergs em parceria com a Brigada Militar.
Hoje, em média, os policiais demoram entre 40 e 50 minutos para registrar, por exemplo, uma ocorrência de acidente de trânsito sem vítimas. Nos casos com vítimas, que precisam ser encaminhadas para o hospital, o registro do boletim pode levar bem mais de uma hora. Esse tempo foi reduzido consideravelmente com a nova tecnologia.
- O que a comunidade ganha com essa novidade? Mais rapidez no atendimento. Quando aconteciam chamadas simultâneas, muitas vezes, a viatura ficava parada esse tempo todo e as outras ocorrências tinham de ficar aguardando”, estima o capitão.
A tenente Juliana Boz diz que com o App é possível fazer o registro da ocorrência em cinco minutos.
- Os policiais tinham de ouvir o relato do autor e vítima e a ocorrência era feita manualmente. A documentação de ambas as partes também tinha de ser preenchida. Agora, as informações são enviadas em tempo real para o sistema da Brigada Militar e, quando necessário, transmitidas para a Justiça e a Polícia Civil, conforme o fato requer – explica Juliana.
Com o BM Mob, os soldados podem ter acesso imediato informações sobre a situação de veículos, foragidos e armas de fogo em poucos segundos. Antes, para ter esses dados, era necessário contatar a central via rádio.
A nova ferramenta tecnológica possibilita a confecção de termos circunstanciados, boletins de ocorrências e autuações de trânsito. No entanto, ocorrências nas quais ocorram prisões continuarão feitas no modelo atual, de levar o indivíduo e realizar o registro na delegacia presencialmente.