A Consulta Popular 2019, organizada pela Secretaria Estadual de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), será realizado nos dias 4, 5 e 6 de setembro. A votação, que elencará as prioridades regionais para serem executadas em 2020, será on-line pelo site (www.consultapopular.rs.gov.br) ou presencialmente em pontos definidos pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
A partir desta quarta-feira (7/8), se iniciam as assembleias dos Coredes, com a participação da equipe técnica da secretaria. Nos encontros serão definidos os projetos que constarão nas cédulas de votação em cada uma das 28 regiões do Estado.
O recurso disponível para a Consulta Popular deste ano será de R$ 20 milhões e a quantia distribuída entre as regiões responderá a critérios como quantidade de habitantes e Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).
A partir deste ano, o enfoque vai ser o Desenvolvimento Regional, valorizando projetos de ciência e a inovação em áreas como Agricultura, Infraestrutura e Turismo.