Após pressão da Fetag, a Secretaria Estadual da Agricultura anunciou nesta sexta-feira (2) que os contratos com as empresas fornecedoras de sementes do programa Troca-Troca de Sementes devem ser publicados na próxima segunda-feira no Diário Oficial do Estado. Com isso, a liberação das sementes deve ocorrer ainda no começo da próxima semana. A contratação com as entidades será feita na sequência.
O Programa Troca-Troca de Sementes deste ano vai beneficiar 49.950 produtores rurais, com um total de 143.193 sacas de milho híbrido e transgênico e sorgo. Serão entregues sementes em 391 municípios, envolvendo 591 entidades, para a semeadura de mais de 143 mil hectares de plantio, ou 19,1% da área cultivada no Rio Grande do Sul. O Troca-Troca vai movimentar R$ 31,7 milhões.
Nessa etapa do programa, foram ofertadas 23 variedades de milho híbrido e 31 variedades de transgênico, totalizando 54 opções para o agricultor familiar. Cinco empresas ofertaram 17 variedades de sorgo, e foram pedidas 5.022 sacas.