Horário sem programação!

Geral

Secretário está preocupado com atropelamentos e anuncia instalação de mais lombadas

Secretário está preocupado com atropelamentos e anuncia instalação de mais lombadas
  • 31/07/2019 - 14:24
O secretário municipal de Urbanismo, Fernando Trage, disse nesta manhã na Colonial FM 94,5, que está preocupado com os atropelamentos que vem acontecendo na cidade com frequência. Ele garante, porém, que a Prefeitura vem fazendo o que lhe cabe para garantir um trânsito seguro. Citou como exemplo a sinalização nas vias e a constante manutenção das faixas de pedestre. 
Trage reconheceu que o atual número de lombadas físicas na cidade é exagerado, porém os redutores de velocidade são fundamentais para a segurança dos pedestres. O titular da pasta anunciou que o Conselho Municipal de Trânsito já aprovou a instalação de mais quatro ondulações transversais, o que deve ocorrer nos próximos dias. Os novos quebra-molas serão colocados na Avenida Santa Rosa e na Rua Riachuelo.
Conforme especialistas de trânsito, a pressa e a distração de motoristas e pedestres estão presentes, não apenas aqui, mas em todas as cidades brasileiras, independente do porte delas. 
Assim como os motoristas, há pedestres que não têm paciência para parar na faixa, olhar para os lados e fazer uma travessia segura. Alguns atravessam a faixa sem ter visibilidade, sem buscar o contato visual com os condutores, sem calcular a distância e a velocidade dos veículos. 
Por outro lado, existem condutores que não reduzem a velocidade próximo às faixas de pedestres, enquanto outros não param antes da linha de retenção e prosseguem no ritmo e na velocidade a quem vinham e os que param em cima da faixa.
Ou seja, o fato de ser atropelado em cima da faixa nem sempre significa culpa ou responsabilidade exclusiva de um só porque é preciso considerar o conjunto de atitudes de motoristas e de pedestres, pois se o motorista supostamente falha em não reduzir a velocidade e em não parar, o pedestre também pode falhar em não calcular a distância e a velocidade do veículo.
Outros fatores em comum a pedestres e motoristas e que torna a responsabilidade solidária para a ocorrência de acidentes é a corrida contra o tempo, o ritmo da vida moderna, ou até a mesmo a cabeça quente com algum problema profissional ou pessoal. 
 
Fonte: Reda