Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

Geral

Setrem decide fechar lojinha da agroindústria

Setrem decide fechar lojinha da agroindústria
  • 04/07/2019 - 21:07
A Sociedade Educacional Três de Maio decidiu encerrar as atividades da chamada “lojinha” de produtos da agroindústria. O diretor da Setrem, Sandro Ergang, explicou em entrevista na Colonial FM, que a decisão foi tomada em função da necessidade de adequações que teriam de ser feitas para atender as novas regras do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/RS). 
No estabelecimento, eram vendidos itens excedentes produzidos na agroindústria da instituição, como hortifrúti, ovos, pães, doces de frutas, embutidos e derivados do leite. 
Ergang disse que, ao analisar a capacidade de produção e as novas condições de comercialização necessárias, a instituição entendeu que não seria mais viável manter o ponto de vendas aberto. Para fazer as adequações exigidas pelo Susaf, a agroindústria teria que produzir em escala maior, o que exigiria a readequação da comercialização da estrutura de comercialização.  Isso fugiria da proposta institucional visto que a instituição é comunitária e não visa lucro, colocando em risco a concessão de filantropia pelo Ministério da Educaçãoi.
- Por hora, não é interessante para a Setrem manter a loja. A agroindústria permanece como um laboratório de aulas práticas de processos produtivos para os cursos superiores de Engenharia da Produção, Agronomia e o técnico em Agropecuária. Só não teremos mais a comercialização – explicou o diretor.
Diante da repercussão nas redes sociais, Ergang esclareceu que o ponto de vendas não foi fechado pela fiscalização municipal e que a Prefeitura de Três de Maio orientou a Setrem, quanto as práticas de produção, da melhor forma possível durante todos esses anos que a loja esteve em funcionamento.
Disse ainda que não se descarta a reabertura do local de vendas, porém, para isso será preciso um novo modelo de negócio.
O veterinário da Secretaria Municipal da Agricultura de Três de Maio, Marcelo Carvalho, afirmou que o município fez o processo de adesão e agora está indicando os estabelecimentos registrados no SIM que vai credenciar no Susaf. Portanto, a decisão de aderir ou não ao novo sistema é das agroindústrias, não cabendo ao município qualquer ingerência neste sentido. 
 
Fonte: Reda