Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Geral

Três de Maio adere ao movimento Eles por Elas (HeForShe) da ONU

Três de Maio adere ao movimento Eles por Elas (HeForShe) da ONU
Reprodução/Facebook/Deputado Estadual Edegar Pretto
  • 27/06/2019 - 23:09
A Prefeitura e a Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem) lançaram na tarde desta quinta-feira (27) o Movimento ElesPorElas (HeForShe) em Três de Maio. A adesão oficial no Município contou com a presença do deputado estadual Edegar Pretto, coordenador do Comitê Gaúcho.
A Câmara Municipal esteve lotada para o ato de adesão da prefeitura de Três de Maio e Setrem ao Movimento Mundial criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Assinaram o documento o prefeito Altair Copatti, a secretária municipal de Políticas da Mulher, Márcia Herbertz, e Lissandra Baggio pela Setrem.
Criado pela ONU Mulheres, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, o movimento ElesPorElas é um esforço global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial, e ajudar homens e mulheres a modelarem juntos uma nova sociedade. O objetivo é engajar homens e meninos para novas relações de gênero sem atitudes e comportamentos machistas.
A história de como o ElesPorElas se fortaleceu no Rio Grande do Sul passa pelo gabinete de Edegar. Em 2011, ano do seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, ele presidiu a Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher. Iniciativas como a campanha do “Cartão Vermelho: Violência contra a Mulher é Crime”, em parceria com a dupla Gre-Nal, e, principalmente, a estratégia das campanhas – focadas em conversar com os homens – chamaram a atenção da ONU Mulheres. O deputado foi convidado à roda de conversas sobre como engajar os homens no debate pela igualdade de gênero, em 2013. No ano seguinte, quando o ElesPorElas foi lançado em diferentes países, Edegar solicitou à ONU que o Rio Grande do Sul tivesse um comitê local próprio, algo inédito em âmbito estadual. Foi atendido.
O chamado Comitê Gaúcho Impulsor obedece à estratégia internacional do ElesPorElas batizada de Impacto 10x10x10. A lógica é se multiplicar engajando simultaneamente governos, empresas e universidades. No Estado, ele é composto por quatro representantes do Poder Público (incluindo a própria Assembleia), 10 empresas (incluindo quatro grupos de comunicação – dentre eles, o Grupo RBS), 14 universidades, oito entidades, os clubes Grêmio e Inter e quatro personalidades. 
Edegar Pretto explicou que o Comitê propõe ser uma frente integrada por diferentes forças da sociedade para trabalhar em ações de engajamento à igualdade de gênero, empoderamento feminino e combate à violência contra as mulheres e meninas, seja psicológica, sexual, física ou moral.
 
Fonte: Reda