Neste dia 26 de junho, data em que se comemora o Dia Internacional de Combate às Drogas, diversos temas relacionados a prevenção, atenção à saúde e a inserção social de dependentes químicos estão sendo debatidos em Três de Maio. A programação faz parte da "Semana Municipal de Combate às Drogas e Álcool", promovida pelo Conselho Municipal Antidrogas de Três de Maio. Participam do evento no Salão de Eventos da IECLB, estudantes, educadores, trabalhadores da Saúde, comunidade acadêmica, setores da sociedade civil organizada e pessoas da comunidade em geral interessadas no assunto.
Pela manhã, o promotor de Justiça Marcelo Squarça abordou “o Papel da Família e da Rede de Apoio na Prevenção e Recuperação do Dependente Químico”. Em entrevista na Colonial FM, Squarça disse que o consumo de drogas não é mais um problema dos grandes centros urbanos, mas principalmente das cidades menores.
O promotor também criticou a proposta de liberação do consumo de drogas, como a maconha, que ganhou destaque nos últimos anos. Ele disse que se isso acontecer a sociedade vai sentir as consequências negativas da liberação a curto prazo:
A tarde será realizada a palestra sobre “Impactos das Drogas no Ser Humano: formas de vulnerabilidade e prevenção ao uso” com o psicólogo da Avipae Adriano Silva da Rosa.