Os usuários da ERS-342 entre Esquina Araújo – Independência e Três de Maio – Horizontina terão que conviver um tempo ainda incerto com a buraqueira. Em entrevista na Colonial FM nesta quinta-feira (23), a deputada estadual Zilá Breitembach (PSDB) disse que o governo não tem recursos disponíveis em caixa para recuperar a rodovia.
Zilá contou que tem conversado quase que diariamente com o secretário estadual dos Transportes, Juvir Costella, mas a resposta é sempre a falta de recursos. E isso não vale apenas para a 342, mas, segundo ela, para todas as estradas estaduais que se encontram em péssimas condições de trafegabilidade. A parlamentar chegou a afirmar que em vários trajetos o asfalto está tão deteriorado que será necessário fazer uma nova pavimentação porque a recuperação não adianta mais.
A parlamentar disse que entre os deputados aliados comenta-se a possibilidade de o governo investir recursos que vier a obter com a venda de estatais nas estradas. Recentemente, a Assembleia Legislativa aprovou em segundo turno a PEC 272/19, que retira obrigatoriedade de se realizar plebiscito para venda da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Sulgás e Companhia Riograndense de Mineração (CRM) sem a necessidade de uma consulta formal à população. Outra alternativa seria a destinação de emendas da bancada federal gaúcha para socorrer as rodovias do estado.