Em audiência pública na noite desta quarta-feira (15) na Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Três de Maio apresentou à comunidade o projeto de remodelação da Praça Henrique Becker Filho. Participaram do debate o prefeito Altair Copatti, o presidente da Câmara Nelci Ângelo Recalcatti, os vereadores Marcos Corso, Lúcia Marmitt e Vera Küller.
Conforme a secretária do Planejamento Liriane Machado, a praça passará por várias mudanças, como a instalação de novos brinquedos infantis, inclusive alguns voltados para a inclusão de crianças cadeirantes, ajardinamento, plantio de três árvores de grande porte, espaço de convivência, instalação de mobiliário, substituição da tela de proteção da quadra de esportes, melhoria na iluminação e no passeio.
A Praça também exoborá um letreiro escrito “Eu Amo Três de Maio”.
Serão investidos recursos oriundos do Fundo Municipal de Urbanismo. A secretária explica que a estrutura da pista se encontra deteriorada.
- Esses recursos são do Fundo Municipal de Urbanismo, oriundos de multas para regularização de obras irregulares. A legislação prevê que esses recursos devam ser revertidos em benefício da comunidade, na criação de espaços de convivência, lazer e recreação. - explica a titular da pasta, que é engenheira civil.
As obras de remodelação do espaço público devem começar em até 90 dias. O valor total do investimento deve girar em torno de R$ 500 mil.
O projeto elaborado por profissionais do próprio quadro de carreira do município foi bastante elogiado pelos presentes. Uma moradora chegou a revelar que achava desnecessário revitalizar a praça, porém ao conhecer o projeto durante a audiência pública mudou de ideia. Mesmo sendo da oposição, po vereador Marcos Corso (PP) parabenizou a iniciativa da administração municipal.
Em enquete realizada na página da Prefeitura no Facebook, 95% das pessoas que votaram aprovaram a proposta de se desmanchar a pista de skate existente no local para viabilizar a remodelação da praça. Segundo a administração municipal, a estrutura da pista está deteriorada.