Uma operação nacional da Polícia Civil prendeu, nesta quarta-feira (24), 54 pessoas e apreendeu quatro adolescentes no Rio Grande do Sul. Do total, 19 já estavam condenados pela Justiça. A Operação #PC27 mobilizou mais de 4,6 mil policiais civis em 26 estados e no Distrito Federal, com o objetivo de capturar foragidos envolvidos em assassinatos e estupros.
No RS, participaram da ação 246 policiais. Para o subchefe da Polícia Civil gaúcha, o delegado Fábio Motta Lopes, o número de prisões poderia ser maior caso houvesse vagas suficientes no sistema prisional.
— A Polícia Civil tem uma grande dificuldade de encaminhar presos ao sistema prisional. Então, tivemos uma preocupação: poderíamos realizar um número maior de prisões, mas teríamos dificuldades em encaixar esses indivíduos em unidades prisionais — declarou o delegado.
Por conta do déficit de vagas, Lopes afirmou que foram priorizados o cumprimento de mandados relacionados a crimes qualificados, como homicídio.
Ainda conforme o delegado, o Rio Grande do Sul se destacou nacionalmente pelo elevado número de apreensões de armas de fogo: foram 29 dos mais diversos calibres.
Procurada pela reportagem de GaúchaZH, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) não respondeu os questionamentos referentes às declarações do delegado sobre a falta de vagas no sistema prisional.
Postado por Paulo Marques