Um soldado da Brigada Militar foi morto, na madrugada desta quinta-feira (25), durante confronto com a quadrilha que atacou uma agência do Banco do Brasil em Porto Xavier, no noroeste do Estado, na tarde de quarta-feira (24). Fabiano Heck Lunkes, 34 anos, foi atingido por um disparo de fuzil enquanto participava do cerco a um matagal no interior de Campina das Missões, município vizinho.
Segundo o 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira da BM, localizado em Santa Rosa, os policiais tinham interceptado o veículo dos criminosos, que fugiram para o matagal.
Por volta das 3h30min, o grupo teria tentado sair da mata e encontrou a guarnição. Eles atiraram, e um dos disparos perfurou o colete a prova de balas do soldado Lunkes. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu durante atendimento médico.
Ataque em Porto Xavier
O assalto à agência do Banco do Brasil em Porto Xavier ocorreu no começo da tarde de quarta-feira. Os criminosos agiram na modalidade conhecida como novo cangaço, quando pessoas são feitas reféns e a cidade é sitiada pela quadrilha.
Os ladrões chegaram ao município – de pouco mais de 10 mil – em dois carros e em uma van com placas da Argentina, que foi abandonada em frente ao local do assalto. Eram cerca de 10 assaltantes e todos estavam encapuzados.
De acordo com a Polícia Civil, os criminosos chegaram atirando contra os vidros da agência bancária. Em seguida, alguns deles obrigaram moradores a formar um cordão humano, enquanto outros seguiam em direção ao cofre e aos caixas do banco – não há informações ainda sobre a quantia levada.
O grupo fugiu e, em seguida, os reféns foram liberados na saída da cidade. Um Palio também foi abandonado.
Equipes da Polícia Civil e da Brigada Militar da região seguem realizando buscas aos assaltantes. Até o momento, ninguém foi preso.
Postado por Paulo Marques