Os idosos e deficientes de baixa renda que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e fazem aniversário entre janeiro e março terão mais tempo para fazer a inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).
O prazo terminaria no úlyimo domingo (31), mas segundo o Ministério da Cidadania, um novo calendário de suspensão será divulgado em breve, e até lá os benefícios não deixarão de ser pagos.
O ministério afirma que isso não quer dizer que os beneficiários não precisam mais se inscrever no CadÚnico. O procedimento continua obrigatório, e apenas foi dado um tempo extra para quem ainda não fez o cadastro.
No final do ano passado, o governo havia divulgado um calendário de suspensão do BPC dividido por lotes. Os nascidos entre janeiro e março que não fizessem a inscrição no CadÚnico até o dia 31 deste mês eram os primeiros a terem o benefício bloqueado. Para os nascidos de abril em diante, o prazo era maior. Agora, até que as novas datas sejam publicadas, os benefícios não serão suspensos.
O cadastramento deve ser feito no Cras (Centros de Referência da Assistência Social) no bairro Dona Oliva.
No CadÚnico ficam registradas informações como características da casa do beneficiário, a identificação e a escolaridade de cada pessoa que mora no local e a situação de trabalho e renda, por exemplo.
O BPC é um benefício assistencial da Lei Orgânica da Assistência Social para pessoas de baixa renda. Por se tratar de um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Porém, o segurado não recebe o 13º salário e não deixa pensão por morte. As informações são do Portal Uol.