Ouça agora

ESTÚDIO 94

com JEFERSON PERCOSKI

Geral

IPVA, multas e outros débitos podem ser financiados no cartão

IPVA, multas e outros débitos podem ser financiados no cartão
Secretaria Estadual da Fazenda
  • 21/02/2019 - 15:04
Taxas de licenciamento, IPVA, DPVAT e até mesmo multas já podem ser financiados no cartão de crédito ou pagas com cartão de débito. A facilidade está sendo implantada gradativamente no Estado, à medida que as empresas facilitadoras de crédito são aprovadas e credenciadas pelo Detran para operar junto aos credenciados da autarquia de trânsito. Essas empresas agem como intermediárias entre o proprietário do veículo e a operadora de cartão de crédito, fornecendo as chamadas “maquininhas” para leitura do cartão, além de leitora de código de barras. Hoje, diversos Centros de Formação de Condutores, Centros de Registro de Veículos, despachantes credenciados pelo Detran e Centros de Remoção e Depósito já atuam como pontos de pagamento parcelado por meio de cartão de crédito.
No caso das multas, nesta primeira fase de implantação, o proprietário do veículo deve acessar e imprimir a guia de pagamentos (GAD-M) a partir do site do Detran e levá-la ao credenciado que já estiver operando com cartões de crédito. Mais adiante, haverá mais empresas facilitadoras credenciadas e o sistema do Detran estará interligado a elas, permitindo ao atendente no balcão acessar as dívidas e proceder ao pagamento via cartão, mediante fornecimento por parte do proprietário do veículo da placa e do Renavam.
O financiamento é uma facilidade para o proprietário do veículo que não acarreta qualquer alteração para o Detran, que segue recebendo à vista o exato valor da multa ou taxa, porém agora da empresa operadora de cartão de crédito. Para essa operadora trata-se de um pagamento que é aceito e processado como qualquer outro. Os juros acrescidos às parcelas representam o pagamento à empresa facilitadora/intermediadora, que atua como uma financeira.
Fonte: Site do Governo do Estado do RS