Ouça agora

ENCONTRO COM OS SERRANOS

com ENCONTRO COM OS SERRANOS

Saúde

Mais dois casos de dengue confirmados no RS em 2019

Mais dois casos de dengue confirmados no RS em 2019
Secretaria Estadual da Saúde
  • 11/02/2019 - 13:56
O Rio Grande do Sul registrou dois novos casos de dengue contraída dentro do Estado em 2019. Conforme o boletim divulgado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde nesta sexta-feira (8), os dois novos casos ocorreram em Erval Seco e Marau, no norte gaúcho. Dois outros casos autóctones já haviam sido registrados neste ano em Panambi e Cândido Godói, na região Noroeste. Outros oito moradores contraíram a doença em outros Estados, somando, no total, 12 casos de dengue no Rio Grande do Sul em 2019.
As contaminações por dengue dentro do território gaúcho não ocorriam desde dezembro de 2017. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a incidência de chuvas e do forte calor facilitam a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, zika vírus e febre chikungunya.
O número de municípios gaúchos considerados infestados pelo mosquito passou de 62, em 2010, para 320 em 2019 — o que atinge 9,7 milhões de pessoas, 86% da população gaúcha. Um repasse de R$ 4,5 milhões foi encaminhado aos municípios infestados pelo mosquito — o valor da verba varia de acordo com a população. 
O levantamento divulgado nesta sexta-feira traz ainda um caso de febre chikungunya, doença contraída por um morador de Porto Alegre fora do Estado. Para bloquear a transmissão da doença, trechos de seis ruas do bairro Higienópolis receberam pulverização na manhã desta sexta-feira, em um raio de 150 metros da residência onde mora a pessoa que contraiu a doença.

 

Fonte: R