O Instituto Social do Seguro Social (INSS) emitiu nota oficial nesta quarta-feira (23) alertando os segurados sobre um boato compartilhado via WhatsApp desde segunda-feira (21). O órgão reafirma que não mudou as regras da comprovação de vida, procedimento que buscar evitar pagamentos indevidos e fraudes contra a Previdência.
No texto, que cita o INSS como fonte oficial, está o aviso equivocado de que a data limite para a prova de vida é 28 de fevereiro, não mais a data de aniversário – outra informação errada. Ao final, existe link que leva a notícia antiga no site do INSS.
O INSS esclarece que as datas de comparecimento variam de banco para banco. Há instituições que usam a data do aniversário do beneficiário, mas outros utilizam a data de aniversário do benefício. E há também bancos que convocam um mês antes de vencer o prazo da última prova de vida realizada.
Prazo foi dado no ano passado
A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e o INSS alertam os segurados para que desconsiderem a data citada no boato – esse prazo se refere a uma prorrogação ocorrida, excepcionalmente, no ano passado. O objetivo foi atender quem não tinham feito a comprovação em 2017. As informações são do site GauchaZH.