Nas comemorações de final de ano na Praça da Matriz, o que mais chamou atenção foram as confusões registradas durante a madrugada desta terça-feira. Vídeos que foram compartilhados nas redes sociais mostraram uma briga de grandes proporções na Rua São João, em frente à praça, no momento da reunião de pessoas.
Conforme a Brigada Militar, um indivíduo com visíveis sinais de embriagues estaria perturbando a tranquilidade pública na área central e tentando danificar carrinhos de sorvetes de um estabelecimento. O acusado foi encaminhado ao hospital com ferimentos no rosto e posteriormente à Delegacia de Polícia para registro. Outro vídeo que circulou nas redes mostrava a Brigada Militar realizando a intervenção em meio a um grupo que brigava na via pública.
PREVENÇÃO E ACÚMULO DE PESSOAS – Conforme o capitão do 14º BPM, Eduardo dos Santos Brum, a Brigada Militar trabalha com a prevenção em ocasiões como essa, citando a medida de evitar a circulação de veículos na rua central junto ao acúmulo de pessoas, fator que era responsável por problemas em ocasiões semelhantes. Porém, no caso da confusão ocorrida, Brum destaca: quando ocorrem brigas como essas, não há o acionamento da Brigada Militar. E essa junção na Praça não é um evento propriamente dito, mas sim, um acúmulo espontâneo de pessoas. E a polícia trabalha com a prevenção, tendo realizado o controle do trânsito nas vias. Inclusive, essa medida acabou facilitando a intervenção dos policiais em meio à confusão na praça.
Questionado sobre a questão do carnaval, em que a comunidade estaria receosa com a possibilidade de se repetir episódios como os da virada de ano, Brum salienta: “Se ocorrer esse evento, temos de sentar com quem vai promover o carnaval e com os responsáveis pela organização, que também terão sua parcela de responsabilidade no que diz respeito à segurança, e discutir todas as medidas a serem tomadas para evitar que confusões como essa voltem a ocorrer”.
SUJEIRA – Além de uma noite lamentável pela confusão ocorrida, outro aspecto chamou a atenção mais uma vez após as festas na madrugada: o grande acúmulo de lixo jogado nas vias públicas. Mesmo o Município e os estabelecimentos contando com lixeiras, os frequentadores da praça durante a virada novamente deixaram o local praticamente imundo, incumbindo aos funcionários do Poder Público e colaboradores a realizarem uma penosa limpeza na manhã desta quarta-feira, no primeiro dia de 2019.
Postado por Paulo Marques