A fim de estimular a ação participativa e integrada de atletas, profissionais, dirigentes e familiares, através do esporte e lazer em um ambiente competitivo, a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) promove, desde 1973, as Olimpíadas Especiais das Apaes.
Neste ano, de 3 a 8 de dezembro, ocorreu a edição nacional da XXII Olimpíadas Especiais das Apaes, em Canoas, na Ulbra. O evento é uma iniciativa da Federação Nacional das Apaes, Federação das Apaes do Estado do Rio Grande do Sul e da Apae de Canoas.
As modalidades disputadas foram atletismo, basquetebol, futsal, futebol sete (Society), ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, natação, tênis de mesa, capoeira e bocha.
O 3º Conselho Regional das Apaes representou o Estado nas modalidades de handebol feminino e atletismo, sendo que medalharam a aluna Nádia Flores, de Três de Maio, no lançamento de disco, e Mateus Lani, de Três Passos, nos 3.000 metros.
Participaram da olimpíada alunos das Apaes de Boa Vista do Buricá, Crissiumal, Giruá, Três de Maio e Três Passos. Da Apae de Três de Maio, participaram as alunas Márcia Salvador, Maria Inês Ribeiro, Marleide Mensch e Nádia Flores, acompanhadas da técnica Adriana Canova, de Boa Vista do Buricá, coordenadora de Educação Física do 3º Conselho, que representa 14 Apaes da região.
O grupo agradece o apoio da Coordenação Regional das Apaes, Nadir Gabe, das diretorias e direções das Apaes do 3º Conselho, bem como as famílias, nas fases Regional, Estadual e Nacional, por terem ciência da importância da participação em um evento tão significativo, que trouxe superação de limites, aprendizado, alegria e amizades. Independente das medalhas que trouxeram orgulhosamente, todos os participantes são vitoriosos, pois participar já é vencer: vencer barreiras, limites e preconceitos.
Postado por Paulo Marques