Preocupado com o aumento do índice de furtos e também de pessoas estranhas circulando pelo bairro, com atitudes suspeitas, o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Jardim das Acácias (AMJA) e policial militar, Michael Zdruikoski, formou um grupo de moradores através da rede WhatsApp, denominado Vizinhos em Alerta.
Segundo Michael, logo após este grupo de WhatsApp foi desenvolvido um aplicativo próprio que é de uso exclusivo dos moradores desta localidade para ajudar na comunicação instantânea de pessoas e veículos estranhos no bairro. “O grupo foi ficando cada vez maior, e crescendo significativamente a adesão dos moradores que também aderiram a ideia. Diante disto, pensando como poderiam contribuir ainda mais, os moradores solicitaram que houvesse uma reunião na comunidade para viabilizar a criação de uma Associação de Moradores que representasse a todos, inclusive sobre outras demandas. Desde então passou-se a trabalhar para que tal pleito fosse possível”
Em diversas reuniões da diretoria da Associação, foram amplamente discutidos assuntos e propostas pensando sempre na coletividade. Michael conta que propôs o cercamento eletrônico do Bairro inteiro, com câmeras distribuídas em locais estratégicos e, com acesso aos moradores 24h. A proposta entre outras é instalar até fevereiro 32 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos e de maior circulação de pessoas e veículos. Formando assim uma Rede Comunitária de Segurança. “Não teremos uma empresa específica monitorando o bairro, mas sim, de 200 a 400 moradores com os olhos voltados para a segurança, sendo muito mais eficaz, além de envolver estes moradores com questões do próprio bairro”.
O policial militar revela ainda que as câmeras irão gravar mesmo sem energia por um determinado tem e que as despesas com a aquisição das câmeras serão custeadas pelos próprios moradores do bairro. “É um projeto novo e desafiador, não há outro igual em nossa região de um bairro inteiro monitorado. Hoje temos câmeras pela cidade, mas nos bairros ainda não”.
Michael ressalta que todas essas ações que estão ocorrendo no Bairro Jardim das Acácias só foram possíveis pelo empenho e dedicação de todos os integrantes da diretoria e dos moradores que sempre dão sugestões e opiniões sobre as demandas da coletividade.
Além de informações sobre a segurança dos moradores, o aplicativo AMJA próprio da associação, também disponibiliza oferta de produtos e serviços locais (do bairro), compra e venda, entre outras utilidades. E, ainda, a Associação conta ainda com páginas no Instagram e Facebook para ajudar na comunicação e divulgação de seus trabalhos juntos aos moradores.
Fazem parte desta Associação Michael Zdruikoski, Alexandre Dalpisol, Marlene Eidewein, Mateus André Chies, Márcia Cristina Gelain, Arlete Dalpisol, Elizete Holznechner, Daniel Stahl e Rosmeri Felten.
Postado por Paulo Marques