Percebendo a necessidade do desenvolvimento do turismo regional, os secretários municipais de Turismo da região da Grande Santa Rosa criaram uma associação. O objetivo é identificar as potencialidades de cada uma das 20 cidades que compõem a associação e construir um roteiro turístico e fazer um planejamento para divulgar estas atrações.
O primeiro passo da associação foi visitar os 20 municípios que compõem a rota turística “rio Uruguai”, como forma fr trocar experiências e unir forças na divulgação dos pontos turísticos.
Na terça-feira (27) foi realizada a visitação em Três de Maio. A iniciativa contou com a presença do prefeito, Altair Copatti, da vice Eliane Fischer e da secretária da associação Roseli Roster, além de secretários dos outros municípios.
De acordo com Altair Copatti, “o turismo é uma semente que precisa ser regada para dar bons frutos. É preciso achar formas de divulgar as potencialidades turísticas, pois além de fomentar essa atividade estaremos movimentando o desenvolvimento econômico”.
O primeiro ponto turístico visitado foi a agroindústria Saci Produtos Coloniais, um espaço que desenvolve o turismo e que vem passando de geração em geração o amor e dedicação pelo negócio. Um saboroso café da manhã com produtos da casa foi servido aos visitantes durante a visitação.
Logo após, a visitação seguiu até a Escola Bem Viver Caúna, onde os visitantes conheceram sobre um projeto de resgate do governo municipal que assumiu a escola que era estadual e se encontrava fechada, em abandono. Criou-se então a Escola Municipal de Ensino Fundamental Bem Viver Caúna que possui um currículo voltado para a Educação de Campo, é a 13ª Escola da Rede Municipal de Educação e conta com cinco turmas, Pré A e B, além de 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental.
O projeto Escola do Campo é fundamental para que o êxodo rural diminua, pois atualmente os locais estão cada vez com menos habitantes, e uma iniciativa como esta trará vida nova para a localidade.
A escola de Campo em Caúna deve realizar a aproximação do ensino com a realidade das crianças, a valorização dos saberes do campo, fomentar o uso de espaços alternativos de ensino, como as plantações locais, realizar o aprofundamento dos conhecimentos, relacionando-os com os produzidos fora do contexto rural, além de propiciar a abertura da escola para a participação ativa da comunidade.
Os visitantes também conheceram o Balneário Cascatinha, que fica localizado na localidade de Caúna. Um espaço para quem deseja aproveitar momentos com a família e amigos, dias tranquilos e ensolarados em meio à natureza.
Outros espaços visitados foram os pesque-pagues do município. Ambientes em meio a natureza e com o sabor incomparável do peixe feito na hora. Alguns espaços contam até com hospedagem para quem deseja acampar no local.
A visitação finalizou com a visita a Casa Tertúlia, um novo conceito na rota do turismo da região. O espaço além de fabricar seus próprios vinhos, espumantes e sucos, oferece refeições harmonizadas.
Além de saboroso e saudável, a refeição harmonizada é uma grande novidade na cidade do restaurante. As visitações devem ser agendadas antecipadamente pelo telefone (54) 98139-5627 ou (54) 98143-8880.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulino Menegat, “continuaremos em busca do desenvolvimento e divulgação dos demais pontos turísticos de nossa cidade para fortalecimento do turismo em nossa região”.