O cultivo e a comercialização de hortaliças será tema do Dia de Campo na Setrem. O evento será realizado na próxima sexta-feira (17). A novidade desta edução é a produção de gladíolo, também conhecido como palma-de-santa-rita.
A cultura estará à mostra na primeira estação, na qual a Equipe Phenoglad, do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vai explicar a parceria firmada recentemente com a Setrem. Trata-se de um aplicativo chamado PhenoGlad Mobile RS, pelo qual é possível planejar e monitorar a planta, do plantio à colheita.
O profissional de Ciência da Computação Rômulo Pulcinelli Benedetti, também da Equipe Phenoglad, juntamente com o engenheiro agrônomo da Emater-RS/Ascar, serão responsáveis pela estação 2 com o tema “O Floricultor na Era Digital”. Já na estação 3, o professor e coordenador do curso técnico em Agropecuária da Setrem vai falar sobre a produção de hortaliças folhosas sob telado.
A saúde do trabalhador do campo também estará presente no Dia de Horticultura. A docente do curso de Psicologia da Setrem, Lissandra Baggio estará abordando o tema na estação 4. Na estação 5, o professor da Setrem Lucas Nunes Frizzo vai apresentar o plantio adensado de figo para comercialização in natura. E a flutuação populacional de mosca das frutas será o tema abordado pela professora da Setrem Cinei Teresinha Riffel
O Dia de Horticultura tem entrada gratuita e é uma iniciativa da Setrem, em parceria com a Cotrimaio, Emater-Rs/Ascar, Sicredi, Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com apoio da UFSM, Equipe Phenoglad e Pró-Cultivo.