A Polícia Federal realizou uma operação na manhã desta terça-feira (13) contra uma organização criminosa suspeita de tráfico internacional de drogas no Sul do Rio Grande do Sul. De acordo com as investigações, o grupo era coordenado por apenados de Pelotas e Montenegro. Foram cumpridos mandados dentro dos presídos.
Mandados de prisão cimpridos
Chuí: dois presos
Santa Vitória do Palmar: três (dois investigados já estavam presos).
Pelotas: um (já estava no sistema prisional).
Rio Grande: dois (na cidade, há um investigado que ainda não foi localizado).
Uruguai: dois (já estavam presos. São cinco investigados - quatro uruguaios e um brasileiro).
Cerca de 60 policiais federais saíram às ruas para cumprir 14 mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão. A PF vai acionar a Interpol para incluir investigados ainda não localizados na lista de procurados internacionais. Dos quatro, a PF tem informação que três estão no Uruguai.
Segundo a PF, a organização criminosa era uma das principais responsáveis pelo envio de drogas para o Uruguai. Só nos últimos 16 meses, mais de 20 pessoas morreram vítimas da disputa do controle do tráfico nas cidades de fronteira do Brasil e o Uruguai.
Apreensões e prisões em flagrante
As investigações começaram em dezembro de 2017. Foram presas dez pessoas em flagrante e apreendidos veículos clonados, armas, munições e 1,3 toneladas de drogas. Segundo a polícia, o equivalente a R$ 5 milhões.
No dia 27 de janeiro, a PF apreendeu mais de 400 kg de entorpecentes no Sul do Rio Grande do Sul, na região de fronteira com o Uruguai. A droga era transportada em uma caminhonete Renault Duster, com placas de Rio Grande. A abordagem ocorreu no momento em que o veículo tentava seguir em direção ao país vizinho.
Postado por Paulo Marques