Por e-mail enviado na noite desta terça-feira, 25 de setembro, o Delegado William Garcez, responsável pela Delegacia de Coronel Bicaco, relatou detalhes de como a Polícia Civil solucionou o caso de duplo homicídio ocorrido no município na noite de segunda-feira, 24 de setembro.
Leia na íntegra o que escreveu o delegado:
“Ontem, por volta das 22:30, ocorreu um duplo homicídio na cidade de Coronel Bicaco. Sicários (assassinos contratados) vinculados a uma organização criminosa deslocaram da região metropolitana para executar um traficante por dívidas não pagas. Os assassinos predestinados contaram com a ajuda de três pessoas da Região Celeiro, também vinculadas à organização criminosa. Dois homens foram executados na casa de um deles. Aproximadamente 20 disparos foram efetuados. O crime não teve testemunhas.
Era noite, local mal iluminado. As pessoas apenas relataram ter ouvido vários disparos e o barulho de uma carro fugindo do local. Era um daqueles casos quase impossíveis de se resolver. Porém a equipe regional de investigação (formada por agentes de Coronel Bicaco, Três Passos e Chiapeta, com apoio da equipe volante), que tive a honra de coordenar, efetuou um trabalho investigativo impecável. Logicamente, para não “entregar o ouro aos bandidos” não revelarei o roteiro das diligências empregadas, mas posso dizer que em menos de 03 horas já possuíamos uma linha retilínea de raciocínio que nos mostrara a autoria delitiva. Toda a madrugada desenvolveu-se com a realização de diversas diligências, investigações, inquirições, interrogatórios, análise de imagens públicas e coleta de informações que nos fizeram gravitar entre Coronel Bicaco e São Martinho, permitindo efetuar a captura de três sicários e seus cúmplices.
Após terem praticado o crime em Coronel Bicaco, os sicários receberam auxilio de seus cúmplices para trocar de veículo e fugir até o município de São Martinho, onde, em clara divisão de tarefas, ocultaram as armas e o veículo utilizado no crime. No entanto, não contavam com a “excelência” do trabalho abnegado da equipe regional de investigação da 22ª Região Policial. Um dos sicários era menor e foi internado na CASE, Santo Ângelo. Os outros dois sicários da região metropolitana e os três cúmplices da nossa região foram presos em flagrante, logo depois de terem praticado o crime. Agora, aguardam vaga no sistema penitenciário. Nossa equipe regional de investigação contou com o valoroso apoio da Brigada Militar, que, sempre parceira, reuniu efetivo de várias guarnições (e o POE).
Conseguimos apreender dois veículos utilizados no crime, bem como as armas utilizadas na execução (duas pistolas 9mm e um revolver .38), além de outros elementos de prova.
Iniciamos os trabalhos às 23h de segunda-feira e somente terminamos agora, 20h de terça-feira. Menos cinco criminosos e um menor infrator nas ruas da nossa região (pelo menos por algum tempo). A elucidação deste crime, em tempo recorde, foi uma verdadeira “jogada de mestre“. Quero agradecer imensamente a todos os policiais, civis e militares, que estiveram comigo neste caso.
Fica aqui o agradecimento deste delegado de polícia!
Postado por Paulo Marques