Uma operação integrada prendeu 51 pessoas e apreendeu vários itens, entre eles oito automóveis, 12 kg de explosivos e 18 kg de drogas ilícitas, no Norte e no Noroeste do RS. Os dados foram divulgados na tarde desta segunda-feira (3) pelo Comando Militar do Sul e pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul.
A operação Fronteira Sul foi deflagrada entre a quinta-feira (30/08) e o sábado (1º/9), no norte e no noroeste do Rio Grande do Sul. As prisões ocorreram em Palmeira das Missões, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santiago e Ijuí, principalmente por tráfico de drogas.
A ideia da operação é unir os órgãos de segurança para trabalhos de inteligência e, posteriormente, operações em áreas que mereçam atenção especial.
— Os três dias podem parecer pouco, mas coibimos em toda aquela região, certamente, muitos ilícitos. Primeiro estamos estabelecendo um padrão de como atuar. O que já está autorizado pelo Comando do Exército é que nós vamos participar de todas operações em que as outras agências necessitem do nosso aporte. Certamente vamos executar esse tipo de operação várias vezes nesse ano ainda — disse o chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Sul, general Carlos José Penteado.
Ao todo, foram apreendidos:
22 armas de fogo
12 kg de explosivos
16 kg de maconha
500g de cocaína
1,35 kg de crack
Oito automóveis
Uma quantia ainda não contabilizada de dinheiro.
A operação envolveu a presença de integrantes do Exército, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Receita Federal e Estadual, Agência Brasileira de Inteligência e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). De acordo com o Comando Militar do Sul, 862 pessoas estiveram envolvidas nas operações.
Postado por Paulo Marques