A Polícia Civil de Herval cumpriu, na manhã desta quarta-feira (22), mandado de busca e apreensão na casa de um produtor rural de 63 anos suspeito de participar do envenenamento de 39 cachorros e um gato na cidade do sul do Estado. O número de animais mortos foi atualizado pela polícia nesta quinta-feira. Na residência, os agentes encontraram uma pistola calibre 38 sem registro. O homem — que não teve a identidade divulgada — foi preso por porte ilegal de arma, mas pagou fiança de R$ 1 mil e liberado.
— Este tipo de mandado serve para a coleta de provas. Tudo que foi recolhido passará por perícia — destacou o delegado Felix Rafain, que preferiu não entrar em detalhes.
Já foram registradas oito ocorrências na polícia. Os animais teriam sido mortos entre quinta (16) e sexta-feira (17) na cidade que tem menos de 7 mil habitantes. Segundo moradores, o autor do envenenamento teria agido à noite.
A prefeitura divulgou uma nota em que diz que o "município possui um departamento com veterinário para castração de animais, preocupado com a proliferação descontrolada", e acrescenta que "o ocorrido não tem aval da administração municipal."
Postado por Paulo Marques