Neste mês de agosto, o Clube de Mães da Setrem comemora 24 anos de atividades. Para marcar a data, as integrantes fixaram 50 placas com frases motivacionais e de cuidados com a natureza, ao longo do canteiro central da Avenida Uruguai, no Centro de Três de Maio. Todas as placas foram confeccionadas pelo grupo e doadas à comunidade.
O objetivo desta ação foi uma maneira encontrada pelo grupo de expandir o que já existe no Campus da Setrem. “Existem várias placas como essas espalhadas pelo nosso campus. Muita gente tira fotos e diz como foi bom ler aquela mensagem naquele dia. Isso nos deixa muito felizes e, por isso, decidimos ampliar essa ideia para a comunidade, como forma de agradecer quem sempre nos incentivou e doou materiais reciclados”, explica a coordenadora do Clube de Mães, Marli Almeida.
Mas as placas são apenas um dos itens de artesanato elaborados pelo Clube de Mães. Uma vez por semana elas se reúnem para transformar materiais reciclados em arte. Garrafas e potes de vidro, latas, formas de isopor, potes de plástico, quase tudo é reaproveitado para servir como arranjo de flores e outros artigos de decoração. “Cada um é responsável pelo lixo que produz e a reciclagem é um dos destinos. Essa consciência é uma das ideias que o grupo sempre tenta passar”, comenta Marli.
Atualmente com 16 participantes, o Clube tem como presidente Arlete Schmidt e é composto por mães e avós de estudantes da Setrem, que se reúnem toda segunda-feira no Campus Setrem. Para Marli, o grupo se resume em uma palavra: amizade. “É um momento feliz, descontraído, para trocar experiências, compartilhar nossas alegrias e, ao mesmo tempo, nossas tristezas e angústias. Além de um grupo de artesanato, também somos um grupo de autoajuda”, afirma. O Clube de Mães foi fundado em 17 de agosto de 1994 e era composto por 25 mulheres. O diretor-geral da Setrem, na época, era Seno Leonhardt.