Ouça agora

ENCONTRO COM OS SERRANOS

com ENCONTRO COM OS SERRANOS

Saúde

Saiba como será realizada a Campanha de Vacinação contra a pólio e o sarampo

Saiba como será realizada a Campanha de Vacinação contra a pólio e o sarampo
  • 03/08/2018 - 12:38
Todas as crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar contra a poliomielite e sarampo, independentemente da situação vacinal. A Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo começa na próxima segunda-feira, dia 6 de agosto, e vai até o dia 31. 
Conforme a enfermeira Sandra Basso Dummel da Secretaria da Saúde de Três de Maio, as doses estarão disponíveis na Unidade Central de Saúde das 7:30 às 11:00 e das 13:00 às 16:00.
O dia D de mobilização será sábado (18 de agosto) quando irão abrir também, além da Unidade Central, os postos de saúde dos bairros Santa Rita e Pró-Morar das 08:00 às 17:00. 
- A campanha de vacinação deste ano é indiscriminada, ou seja, serão vacinadas todas as crianças dessa faixa etária, para manter a cobertura vacinal elevada. Em Três de Maio, cerca de mil crianças devem ser vacinadas – explica Sandra.
Para a poliomielite, as que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.
Conforme previsto no Calendário Nacional de Vacinação, apesar de não serem o público-alvo desta campanha, os adultos também precisam estar com a vacina em dia. Pessoas com idade até 29 anos que não tiverem completado o esquema na infância devem receber duas doses da Tríplice Viral e adultos com idade entre 30 e 49 anos devem receber uma dose da Tríplice Viral. O adulto que não souber sua situação vacinal deve procurar o posto de saúde mais próximo para tomar as doses previstas para sua faixa etária.
As gestantes devem esperar para serem vacinadas após o parto. 
 
Fonte: Reda