Eram 19:30 dessa Sexta Feira (27), quando o piloto José Ubirajara Moreira da Silva, 68 anos, de Ijuí, fez seu último contato com a torre de comando, ao decolar do Aeródromo Costa Esmeralda em Porto Belo, estado de Santa Catarina.
Em seu aviso, a comunicação foi que a visibilidade estava muito baixa devido a densa neblina que encobria o local. A partir disso os radares perceberam o desaparecimento da aeronave.
O avião, ultraleve modelo Conquest, foi adquirido recentemente por José Ubirajara. Ele decolou do aeroporto de Ijuí no início do Mês de Julho, seu destino final, era o Rio de Janeiro.
José Ubirajara estava sozinho a bordo da aeronave. Logo após o seu desaparecimento, dois helicópteros sobrevoaram o mar, nas proximidades de Navegantes, tentando encontrar a aeronave, mas as buscas foram encerradas, devido às más condições do tempo e serão retomadas hoje.
Comandante Bira, como era conhecido no meio da aviação, realizava voos panorâmicos em Ijuí, e tinha uma relação estreita com a cidade.
Postado por Paulo Marques