O governo do Estado prorrogou a votação da Consulta Popular até as 23h59 desta sexta-feira, 29, pela internet. A medida atende a pedido dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento. Os Coredes acreditam que algumas cidades ainda não alcançaram o índice devido ao jogo do Brasil na Copa do Mundo, disputado quarta-feira (27) e acarretou em uma redução do expediente em diversas repartições e empresas pelo estado.
Conforme a presidente do Corede Fronteira Noroeste, Vanice de Matos, até agora, 13 mil pessoas já votaram pela internet nos 20 municípios da região. O número já supera em dois mil o total de votos on line registrados no ano passado. Os votos off line serão computados ao longo desta sexta-feira.
Segundo a legislação, estarão aptos a receber os recursos referentes aos projetos eleitos na Consulta os municípios que atingirem percentuais mínimos de votação. Municípios com até 10 mil eleitores, devem ter 6% de votantes. Os que têm entre 10 mil e 40 mil, o número muda para 5%. Os percentuais das cidades com eleitores entre 40 mil e 80 mil, 80 mil e 120 mil e mais de 120 mil são 4%, 3% e 1,5%, respectivamente.