Após ultrapassar a meta de 90% de cobertura da população de risco em Três de Maio, a Secretaria Municipal da Saúde decidiu estender a Campanha de Vacinação contra a gripe para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos a partir desta segunda-feira (11). As doses permanecem a disposição, na Unidade Central, dos grupos prioritários, crianças entre seis meses e cinco anos, gestantes, puérperas, idosos, professores, trabalhadores da Saúde e pessoas com maior risco de complicações.
O público com maior cobertura, até o momento, em Três de Maio, é de idosos, com 100%,
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade.
Os idosos estão mais propícios a sofrer complicações e a vacinação ajuda a reduzir o número de internações hospitalares.