O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Autônomos de Carga de Ijuí e Região (Sindtac), Carlos Alberto Litti Dahmer, aceitou a proposta feita pelo governo para encerrar a greve que já dura 8 dias. O sindicato está explicando aos grevistas os pontos que fazem parte do acordo fechado com o governo.
Neste domingo (27), o presidente Michel Temer anunciou a redução de R$ 0,46 no litro do diesel por 60 dias, o estabelecimento de uma tabela mínima dos fretes e a isenção da cobrança de pedágio para eixo suspenso de caminhões vazios, em rodovias federais, estaduais e municipais. Dahmer considera o acordo como uma conquista história da categoria e pede que os transportadores autônomos voltem ao trabalho. Além disso, a política de reajuste da Petrobras deixará de ser diária e passará a ser mensal. Assim, cada caminhoneiro poderá planejar melhor seus custos e o valor do frete.
“No meu entender e da categoria, 100% do que pedimos foi atendido. Nós não só concordamos com o fim da greve, como assinamos isso. Se existem outras pautas ali dentro do movimento, não é dos caminhoneiros. Estamos defendendo a categoria e o que o setor pediu, está sendo atendido”, informou Carlos Alberto Litti Dahmer, presidente da entidade.
Ele afirmou ainda que está replicando a posição do Sinditac nos mais de 50 grupos que mantem no WhatsApp.