Ouça agora

ESTAÇÃO 94,7

com JEFERSON PERCOSKI

Geral

Presidente do Sindtac garante que greve dos caminhoneiros continua

Presidente do Sindtac garante que greve dos caminhoneiros continua
Geraldo Magela/Agência Senado
  • 25/05/2018 - 01:55
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Autônomos de Carga de Ijuí e Região (Sindtac) é contra o acordo para suspender a greve dos caminhoneiros por 15 dias nos termos propostos pelo governo. Em entrevista na Rádio Gaúcha na noite desta quinta-feira (24), Carlos Alberto Litti Dahmer afirmou que a proposta apresentada pelo governo ainda não atende os principais itens da pauta de reivindicações da categoria. O ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) anunciou na noite desta quinta-feira (24) que houve acordo pela suspensão da greve por 15 dias. Nove das 11 entidades presentes aceitaram a proposta do Executivo, que prevê prazo de 30 dias para reajustes no preço do diesel.
Dahmer conclamou aos colegas para que permaneçam mobilizados e garantiu que a greve só vai terminar quando o governo zerar a alíquota de PIS-Cofins sobre o óleo diesel aprovada no Congresso e o Senado aprovar o PLC 121/2017, que estabelece o preço mínimo do frete e encontra-se na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa.
A proposta regulamenta os valores mínimos a serem praticados pelo transporte de cada tipo de carga, levando em conta o quilômetro rodado e eixo carregado. Na prática, vai garantir uma remuneração justa aos transportadores, que hoje, muitas vezes não recebem nem o suficiente para cobrir os custos com o transporte, a exemplo de combustível, pneus, alimentação, pedágios entre outros. “Vamos nos manter unidos porque a vitória está em nossas mãos. Não vamos arredar pé”, pediu Dahmer. 
 
Fonte: Reda