Mais um passo foi dado por Porto Xavier, na terça-feira (8), para não perder os R$ 81 milhões destinados pela bancada federal gaúcha para a construção de uma nova ponte internacional com a Argentina. A prefeitura assinou contrato com a empresa vencedora da licitação para executar o anteprojeto da obra.
A Deltacon Engenharia, de Porto Alegre, foi a única participante nesta segunda tentativa do processo. Considerada habilitada, ofereceu proposta de R$ 399,7 mil para fazer o estudo, que detalhará desde a localização da ponte e suas dimensões até os acessos à estrutura, tanto pelo lado brasileiro quanto pelo argentino, bem como a estimativa de custos da obra.
A Deltacon terá quatro meses para executar o anteprojeto. O estudo será "doado" ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), que será responsável por lançar a licitação para fazer o projeto executivo e executar a obra por meio de Regime Diferenciado de Contratação (RDC).
Se a empresa for definida até o fim de 2018, o governo federal já poderá empenhar na ponte a verba destinada pela bancada gaúcha, afastando o risco de que seja remanejada para outra obra. As informações são da Rádio Gaúcha;