A Câmara de Vereadores de Três de Maio realizou nesta segunda-feira (7) sessão solene em homenagem a Coooperativa Agropecuária Alto Uruguai (Cotrimaio) pelos 50 anos de atuação. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, Flávio Pagel (PDT) e marcada pela entrega de uma placa ao presidente da cooperativa, Silceu Dalberto.
Associados, funcionários, convidados e autoridades prestigiaram a sessão. Entre as autoridades, estiveram presentes o prefeito Altair Copatti, o ex-prefeito Olívio Casali, o presidente da ACI, Fernando Souza e o presidente do Sindilolas, Dilson Mireski. A fundação da cooperativa, que atua nos segmentos de grãos, postos de combustíveis, supermercados e insumos agropecuários, ocorreu no dia 2 de fevereiro de 1968, por um grupo de apenas 25 agricultores.
Pagel explicou que a homenagem aos 50 anos da Cotrimaio partiu da Câmara e não de um único vereador. Segundo o vereador, a sessão especial se justifica pela importância da Cooperativa para Três de Maio e região. A Cotrimaio conta atualmente com 12 mil associados, emprega 500 colaboradores e atua em 30 municípios.
Em seu pronunciamento, o presidente da Cotrimaio, Silceu Dalberto, destacou que a homenagem do Legislativo confirma o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela atual diretoria na construção de um modelo de gestão austero e de consolidação da cooperativa no cenário gaúcho e principalmente na região como geradora de impostos, emprego e renda. Com um faturamento projetado para 2018 superior a R$ 450 milhões, a Cotrimaio segue o planejamento estratégico que dita as diretrizes a serem desenvolvidas até 2030, visando sua reabilitação financeira a cada ano. Mensalmente são feitas avaliações gerais e ações de ajustes, quando necessários, visando driblar as alterações impostas por mudanças econômicas ou outros fatores que podem influenciar nas metas projetadas.