Três de Maio está sem vacina contra a gripe. Três mil pessoas foram imunizadas na Unidade Central de Saúde do município nos três primeiros dias da campanha de vacinação. Restaram duzentas doses que serão destinadas nesta quinta-feira para pessoas que estão acamadas. A Diretora de Atenção em Saúde, Glaci Gauger, informa que o estoque acabou e que a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde deve repor as vacinas amanhã a tarde. Assim, a vacinação deve ser retomada na sexta-feira.
Até o dia 1º de junho, devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Pessoas com doenças crônicas (como o diabetes) e outras condições clínicas especiais também devem receber a vacina.
O vírus influenza é transmitido pelo contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com boca, olhos e nariz. Cuidados simples ajudam na prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.