A implantação do estacionamento rotativo em Três de Maio foi tema de uma reunião realizada nesta segunda-feira (24) na Câmara Municipal de Vereadores. Participaram da discussão, o presidente do Legislativo Flávio Pagel, o secretário municipal de Urbanismo Fernando Trage, o presidente da ACI Luis Fernando Souza, o vice-presidente da ACI Fábio Da Luz, o presidente do Sindilojas Dilson Mireski e a vereadora Lúcia Marmitt, secretária da Câmara.
De acordo com Pagel, após o encontro, os representantes das entidades empresariais disseram que vão ouvir os associados para tomar uma decisão a respeito do rotativo. O peemedebista defende a implantação do rotativo na área central da cidade em razão da dificuldade de se encontrar uma vaga para estacionar.
O problema é que alguns motoristas estacionam seus veículos pela manhã e só retiram no final da tarde e isso acaba prejudicando a rotatividade. Com o estacionamento rotativo seria diferente, pois o motorista precisa liberar a vaga após o tempo limite e isso faz com que exista uma grande rotatividade de veículos e compartilhamento da mesma vaga várias vezes ao dia.
Pagel lembra que o assunto é de total interesse dos lojistas da cidade porque já aconteceram casos em que os clientes desistem de comprar no comércio local pela falta de vagas para estacionar o veículo, isso impede o estabelecimento de fechar vendas, principalmente em datas comemorativas. Com o estacionamento rotativo o comércio tende a faturar mais por existir vagas disponíveis com mais frequência.
Usuários relataram ao vereador que é praticamente impossível achar vagas em certos locais porque muitos veículos ficam o dia todo estacionado na mesma vaga: “Acredito que é possível definirmos com a futura empresa que vai explorar o serviço, caso a proposta seja aprovada pela comunidade, um preço acessível para o rotativo, como acontece atualmente em Santa Rosa. Quem é contra o rotativo, também deveria dar sugestões para resolver esse problema. Uma alternativa seria a construção de estacionamentos verticais”, avalia.
Na reunião, o secretário Fernando Trage apresentou medidas que já foram adotadas pela administração municipal para aumentar o número de vagas de estacionamento.
Além de discutir com os comerciantes da cidade, a Câmara pode realizar uma audiência pública para debater o estacionamento rotativo com a participação de todas as pessoas interessadas.