Ouça agora

VOZ DO BRASIL

com A VOZ DO BRASIL

Geral

Pais podem identificar crianças com autismo

Pais podem identificar crianças com autismo
  • 02/04/2018 - 13:03
Dia 2 de abril é o dia mundial de conscientização sobre o autismo. Suas características são: dificuldades com a linguagem, com a interação social e interesses restritos. Segundo a fonoaudióloga da Apae de Três de Maio, Fabieli Backes, o autismo não é considerado uma doença, mas um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social.
O transtorno faz com a criança apresente algumas características específicas, como dificuldade na fala e em expressar ideias e sentimentos, mal-estar em meio aos outros e pouco contato visual, além de padrões repetitivos e movimentos estereotipados, como ficar muito tempo sentado balançando o corpo para frente e para trás. 
A síndrome costuma ser identificada pelos médicos entre 1 ano e meio e 3 anos, mas Fabieli ensina que que os próprios pais são capazes de detectar os primeiros sinais a partir dos 8 meses e, assim, buscar ajuda especializada quanto antes. Conforme a profissional, é preciso estimular os autistas a socialização, pois do contrário eles tendem a se isolar.
- Já a assistente social Laís Schwarz destaca que o número de casos de autismo vem aumentando. Segundo ela, pesquisas mostraram que 1% da população é autista. A Apae de Três de Maio atende atualmente 22 pessoas com o transtorno, o que representa 10% do total de alunos da entidade.
Os sinais 
Desde cedo, é possível identificar sinais no comportamento da criança que possam indicar algum espectro autista. Para os especialistas, a partir dos 8 meses, o bebê com TEA já age de forma diferente.
- Dificilmente interage com a mãe durante a amamentação
- Evita olhar nos olhos das pessoas
- Tem dificuldade em se encaixar socialmente
- Comunica-se com dificuldade
- Gosta de realizar movimentos corporais repetitivos
- Possui interesses em coisas muito específicas, que não despertariam curiosidade em outras pessoas
- Não demonstra afetividade
- Não reage quando é chamado pelo nome
- Não gosta de alterações na rotina
- Tem dificuldades em gesticular com sinais
 
Fonte: Reda