O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, recebeu a imprensa em seu gabinete nesta quinta-feira (15) para apresentar um balanço da gestão durante o período de 2015 a 2017. O secretário, que é deputado estadual, retornará à Assembleia Legislativa. Ele será substituído por Odacir Klein, diretor financeiro do BRDE e que já foi secretário em duas oportunidades.
Polo apresentou resultados de programas como Conservar para Produzir Melhor, voltado à conservação do solo e da água e um dos pilares da gestão. Segundo ele, o grande limitador para o aumento de produção agrícola hoje em dia é a conservação do solo e a disponibilidade da água.
No âmbito do programa Agro+RS, o secretário listou algumas ações que simplificaram trâmites burocráticos para facilitar a vida dos produtores, como o marco legal das florestas plantadas, a emissão da permissão de trânsito vegetal eletrônica e a guia de livre trânsito de vinhos, ampliação de prazo do exame de mormo e simplificação do procedimento de armazenagem de água para sistemas de irrigação.
A criação do aplicativo Galope, para emissão de Guias de Trânsito Animal para equinos, em sua opinião, também trouxe mais facilidade ao produtor, além de ser uma grande ferramenta de inovação.
Também destacou a aprovação do novo modelo de inspeção sanitária, que habilitará médicos veterinários a fazer o serviço de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal, através de empresas credenciadas.
Na área de sanidade animal, o Rio Grande do Sul dá os primeiros passos para avançar em seu status sanitário. O estado foi o primeiro a apresentar um Plano Estadual alinhado ao Plano Nacional do Ministério da Agricultura de erradicação da febre aftosa no país.
Ao encerrar a apresentação, o secretário mostrou como a articulação com a bancada do RS no Congresso Nacional levou à aprovação de uma emenda que garantiu R$ 67 milhões em recursos para o Estado. Este valor foi destinado à aquisição de veículos e equipamentos agrícolas para centenas de municípios gaúchos para o fortalecimento das demandas relacionadas à agropecuária.