Ouça agora

ESTÚDIO 94

com JEFERSON PERCOSKI

Agricultura

Colheita de soja inicia em T. de Maio nas lavouras de variedades precoces

Colheita de soja inicia em T. de Maio nas lavouras de variedades precoces
  • 26/02/2018 - 13:52
A colheita da soja já iniciou em Três de Maio. Os produtores estão tirando do solo as variedades mais precoces. Conforme a Emater, a produtividade média está variando de 48 a 63 sacas por hectare. As áreas destinadas à soja de ciclo precoce, porém, não representam um percentual significativo do total de 26 mil hectares plantados na safra 2017/2018 no município, conforme o chefe do escritório da Emater em Três de Maio, Leonardo Rustick.
Como a maior parte das lavouras se encontra, neste momento, na fase final de enchimento de grãos, a colheita vai se intensificar mesmo somente a partir da metade do mês de março. A estimativa da Emater é que a produtividade média fique em 50 sacas por hectare. A safra deve injetar R$ 100 milhões na economia do município. Diferentemente da Metade Sul que enfrenta estiagem, as principais regiões produtoras da oleaginosa no Rio Grande do Sul vêm registrando chuvas neste verão. 
E para mostrar aos produtores as novas tecnologias relacionadas à produção, a  Emater promove Dia de Campo sobre o Manejo Correto da Soja. O evento técnico vai ser realizado quinta-feira, dia primeiro de março, na propriedade do produtor Sandro Fischborn em Esquina Jost. Rustick destaca os temas que serão apresentados.A escassez de chuvas em importantes regiões produtoras da Argentina abriu uma janela de oportunidade para os produtores de soja. Com a alta de preços internacionais motivada pela seca no país vizinho, a comercialização do grão foi acelerada no Brasil nas últimas semanas depois de um longo período de lentidão. 
Embora as intempéries argentinas tenham começado em novembro, ainda durante o plantio da safra 2017/18, seus reflexos sobre as lavouras de verão (soja e milho) começaram a ficar mais nítidos nas últimas semanas. E conforme o Analista de Mercado, Argemiro Brum, os problemas são maiores do que se imaginava. Para a produção de soja, estimativas que inicialmente chegaram a sinalizar 57 milhões de toneladas já foram reduzidas para 47 milhões: "A Argentina é o terceiro maior país produtor e exportador de soja em grão do mundo, a produção é liderada por EUA e Brasil. No entanto, no segmento de farelo de soja, os argentinos encabeçam as exportações.
 
Fonte: Reda