As entidades que integram a rede de proteção às mulheres de Três de Maio estão mobilizadas para a vinda ao município da Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar. Conforme a secretária de Políticas das Mulheres, Márcia Herbertz, o município reúne todas as condições para receber o programa de proteção às mulheres que tem contribuído para a redução dos casos de violência contra as mulheres e femicídios em diversas cidades do estado.
Márcia explica que o o comando local da B.M. está sendo parceiro na iniciativa e o funcionamento da Patrulha Maria da Penha é simples: com viatura identificada, ela comparece à residência da vítima para fiscalizar se a medida protetiva está sendo cumprida, verificar a situação da vítima, esclarecer dúvidas e realizar encaminhamentos aos Centros de Referência ou a outros órgãos, conforme a necessidade do caso: “Já temos aqui em nossa cidade, inclusive, policiais que realizaram a capacitação necessária para atuar na Patrulha Maria da Penha oferecida pela Secretaria Estadual da Segurança Pública”, ressalta a secretária. Esses policiais participaram de aulas sobre temas relacionados à violência doméstica, como a Lei Maria da Penha, psicologia forense, andamento de processos, entre outros.
Márcia disse ainda que diferencial da Patrulha é que ela não atende a ocorrência, mas sim trabalha após o delito, fiscalizando o cumprimento da medida protetiva e acompanhando mulheres que foram vítimas de agressão.
A violência contra a mulher é reprodutora de todas as formas de violência porque os que os filhos desses agressores presenciam provavelmente vão reproduzir no futuro, apontam especialistas no tema.