Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Geral

Segurados do INSS poderão encaminhar aposentadoria por telefone ou internet

Segurados do INSS poderão encaminhar aposentadoria por telefone ou internet
  • 02/02/2018 - 12:55
Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não vão mais precisar se deslocar até uma agência do instituto para solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição. Desde setembro do ano passado, o benefício da aposentadoria por idade, dos segurados urbanos, está sendo concedido de forma automática. E, a partir dos próximos meses, outros serviços também poderão ser realizados dessa forma, como aposentadoria por tempo de contribuição e salário maternidade.
 
No modelo convencional, quando um segurado realiza um agendamento no INSS, seja pela Central de Teleatendimento 135 seja pela internet, ele apenas marca uma ida a uma agência do Instituto para daí então formalizar o pedido e entregar os documentos necessários. Já nesse novo modelo de agendamento, o segurado que possui todas as condições necessárias entra em contato com o INSS, pela internet ou telefone, para dar entrada no pedido ("requerimento"). E, uma vez constatado que todas as informações nas bases cadastrais do INSS estão corretas, o benefício é então concedido automaticamente, sem a necessidade de o segurado ir à agência.
 
O instituto ressalta que é importante que os dados do trabalhador segurado estejam corretos na base de dados. No caso da aposentadoria por idade, após fazer a verificação das informações nos sistemas e fazer outros batimentos de dados, o instituto envia um comunicado ao segurado que possui todas as condições necessárias, um mês antes do aniversário, para informá-lo que já tem direito a este benefício, ou seja, realizou 180 contribuições (o que corresponde a quinze anos) e possui 65 anos (homem)/60 anos (mulher).
 
Ao receber a notificação de que tem direito à aposentadoria por idade e, caso tenha interesse em receber o benefício, o cidadão confirma diretamente pelo 135 ou pelo inss.gov.br. Neste caso, o INSS envia outro comunicado com as informações sobre o pagamento do benefício. Também é possível conferir essas informações diretamente no site do INSS, na seção Meu INSS, e pelo aplicativo para celulares. E se, mesmo tendo recebido a carta informando do direito ao benefício, o segurado não desejar dar andamento ao pedido, não é preciso fazer nada.
 
Fonte: R