Ouça agora

ESTÚDIO 94

com JEFERSON PERCOSKI

Saúde

Três de Maio usa a criatividade para combater o Aedes

Três de Maio usa a criatividade para combater o Aedes
Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três de Maio
  • 06/12/2017 - 12:38
Com o aumento das temperaturas no final do ano, a incidência do Aedes aegytpi, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, costuma ser mais frequente. Isso acontece porque, no calor, o período reprodutivo do mosquito fica mais curto - do ovo até a fase adulta, são de sete a dez dias - e ele se reproduz com maior velocidade.
Em Três de Maio os agentes de endemias intensificaram a campanha de combate ao mosquito nas últimas semanas, através de ações educativas e com a busca ativa de focos do Aedes nos bairros e centro da cidade, alertando a população para os riscos das doenças que o mosquito pode transmitir. No último domingo (26) foi realizada uma mateada na Praça da Matriz. Além de distribuir flyers para os participantes, a tenda do Dia “D” de combate ao mosquito, contou com exposição dos trabalhos executados. A equipe montou vasos e floreiras com pneus, que poderiam servir de criadouros do mosquito.
Segundo a coordenadora da equipe, Sirlei Weise, ações como esta mobilizam a comunidade e principalmente são alertas para que as pessoas realizem o cuidado para o controle dos criadouros de mosquitos no seu ambiente residencial. Segundo ela, eliminar o mosquito e suas larvas é a única solução para diminuir riscos do contato com as três doenças que atualmente o Aedes transmite.
Para quem passou pelo local, os agentes ainda explicaram cada uma das fases do Aedes aegypti, que são: ovo, larva, pupa e mosquito, ensinando assim cada etapa do ciclo de vida e como identificar em casa.
 
Fonte: Com informa