A morte de Félix dos Santos Soares, de 20 anos, ao pular dentro de um chafariz em Santo Augusto, na madrugada da última sexta-feira (1) chocou a cidade. Félix e amigos resolveram entrar no chafariz que fica na praça central, mas o que era pra ser apenas uma brincadeira, acabou de forma trágica.
No vídeo que um dos jovens gravou, que já foi analisado pela Polícia Civil, é possível ver que dois deles entram no chafariz. Félix também mergulha, mas não volta mais à superfície. Os amigos não levam a sério, acreditando que se tratava de uma brincadeira.
Ainda na tarde de sexta (1), peritos de Porto Alegre realizaram uma perícia no chafariz, para descobrir o que causou a morte do jovem. No entanto, o laudo oficial sai em 30 dias.
A principal suspeita é que ele tenha sido atingido por uma descarga elétrica. Os peritos verificaram que depois do acidente, a corrente elétrica foi interrompida. Isso poderia explicar porque o amigo de Félix, que tocou nele e também estava dentro do chafariz, não levou um choque forte.
Duas lâmpadas que estavam rompidas foram levadas para análise. A Polícia Civil abriu inquérito e aguarda o laudo da necropsia que deve determinar o que causou a morte.
O delegado trabalha com duas linhas de investigação. "Instauramos inquérito por homicídio culposo e vamos apurar se houve, por parte de quem fazia a manutenção daquela fonte, alguma negligência ou até a própria culpa exclusiva da vítima, pois houve essa ruptura dessas duas lâmpadas que pode ter ocorrido quando a vítima se jogou dentro da fonte", explica o delegado. As informações são do site G1.
A prefeitura de Santo Augusto divulgou uma nota após a morte informando que a área onde fica o chafariz está isolada.
Leia a íntegra abaixo:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura Municipal de Santo Augusto vem a público lamentar a morte do jovem Félix dos Santos Soares, ocorrida na madrugada de hoje, enquanto se banhava no chafariz da Praça Pompílio Silva.
Esclarecemos que já foram tomadas todas as medidas cabíveis ao momento, a área está isolada, na qual será feita a perícia pela Polícia Civil e o corpo foi encaminhado para a necropsia em Três Passos.
guardaremos o resultado da perícia técnica sobre a real causa da morte para divulgação de uma nota oficial mais completa e, desta forma, tomarmos as providências necessárias perante o fato.
De momento, o posicionamento da Prefeitura Municipal de Santo Augusto é de consternação pelo lamentável fato ocorrido.