Depois do Outubro Rosa, iniciativa voltada para a conscientização sobre o câncer de mama, teve início nesta quarta-feira (1º) o Novembro Azul, campanha destinada à prevenção do câncer de próstata.
Com o intuito de estimular a população masculina a superar a vergonha e cuidar da saúde, a Secretaria Municipal da Saúde de Três de Maio promove uma série de atividades ao longo do mês de novembro. O Tema da campanha deste ano é “É Preciso Saber Viver, Seja o Tipo de Homem que Cuida da Saúde”.
A secretária Gislaine Mella conclama aos homens à superarem o preconceito e buscar os serviços oferecidos na área. “Estamos inovando e queremos ir além do câncer e tratar da sáude masculina como um todo para que os homens possam se prevenir e tocar até mesmo no tema da paternidade responsável”, destaca a gestora.
O enfermeiro Paulo Pereira reforma que a programação deste ano vai contemplar a saúde do homem de uma maneira integral e não somente em relação ao câncer de próstata. O objetivo, segundo ele, é abordar outros problemas que atingem os homens do município e que muitas vezes não são enfrentados como deveriam. “Não podemos reduzir a campanha Novembro Azul somente ao câncer de próstata. É importante, mas temos muitas outras coisas que precisam ser trabalhadas com os homens, por exemplo, a própria violência doméstica”, afirma.
Pereira alerta que a principal causa de mortes dos homens são as externas, ou seja, a violência, principalmente homicídios e acidentes; seguida por doenças relacionadas ao alcoolismo, tabagismo, doenças do aparelho circulatório, tumores; e, ainda, doenças do aparelho digestivo e respiratório.
Confira a programação
Dia 6 – Mapeamento da população de rua com avaliação da saúde e testes rápidos
Dia 10 – Testes rápidos em trabalhadores em empresas
Dia 10 – Apresentação das principais formas de enfrentamento as causas de mortalidade e morbidade masculinas na Câmara de Vereadores
Dia 26 – Mateada em parceria com o Conselho Municipal Antidrogas