Ouça agora

ESTAÇÃO 94,7

com JEFERSON PERCOSKI

Agricultura

Plantio da soja deve se intensificar no estado nos próximos dias

Plantio da soja deve se intensificar no estado nos próximos dias
  • 29/10/2017 - 21:00
A semeadura da soja no Rio Grande do Sul começou nas grandes áreas de forma ainda lenta, próximo de 3%, devido às boas condições climáticas do momento e pela abertura de janela de plantio das culturas de ciclo precoce. As lavouras implantadas são com alto investimento tecnológico, principalmente com sementes de qualidade e pela quantidade de fertilizantes colocada na base. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado nesta semana, o plantio vai se intensificar a partir da próxima semana, devendo ser concluído no final de novembro.
O plantio do milho avança nas grandes áreas destinadas à cultura no estado. No geral, as áreas já implantadas (cerca de 64%) estão bem estabelecidas, com bom estande de plantas e padrão de lavouras, sendo controladas as pragas e invasoras. A condição atual de clima é adequada para a lavoura. No momento, os agricultores também prosseguem os tratos culturais de adubação nitrogenada em cobertura, controle de lagartas e plantas invasoras. Neste mês, com a ocorrência de temporais e ventos fortes, as lavouras sofreram danos irreversíveis, havendo solicitações de Proagro, ainda que esporádicas.
Na maioria das regiões produtoras de feijão 1ª safra, já foi praticamente encerrado o plantio, ficando ainda em finalização as áreas das regiões Sul e Serra Gaúcha, que somente semeia a cultura entre dezembro e janeiro, configurando um zoneamento diferenciado entre as duas safras. O que totaliza 63% do plantio da área estimada, sendo que 51% das lavouras já estão em estágio de germinação e desenvolvimento vegetativo; e 8%, em floração, apresentando grande número de flores, prospectando alto potencial produtivo nesse início. A ocorrência de temperaturas baixas, apesar de não ter apresentados danos à cultura, tem preocupado os produtores que seguem realizando tratamentos fitossanitários, aplicação de fungicida e inseticida, também realizaram aplicação de adubação nitrogenada.
Com muitas lavouras de trigo já em colheita, a cultura se apresenta com predominância das fases de enchimento de grãos (30%) e maduros prontos para a colheita (45%). No entanto, as lavouras encontram-se desparelhadas, com maturação desuniforme, como consequência das geadas, da seca ocorrida durante o clico do trigo e da fase crítica devido às condições climáticas que estão ocorrendo atualmente, com chuvas excessivas, temporais isolados, ventos fortes e granizo. A qualidade dos grãos é de regular a ruim, considerando as primeiras lavouras colhidas (24% da área estimada). E essa situação está puxando a produtividade para baixo, gerando uma inquietação nos produtores. Aqueles que financiaram suas lavouras estão solicitando Proagro.
 
Fonte: Site do Governo do Estado do RS