Ouça agora

EXPRESSO 94

com ELISIANE LUDWIG

Agricultura

Chuvas emperram início do plantio da soja na região

Chuvas emperram início do plantio da soja na região
  • 24/10/2017 - 11:51
Os produtores do Noroeste Gaúcho terão pouco tempo para aproveitar o clima seco. A chuva deve retornar à região ainda nesta semana, dificultando o plantio da safra de verão e o encerramento da colheita de trigo.
Até o momento não foi possível dar início à semeadura de forma significativa, mas ainda há tempo para recuperar eventuais atrasos, que ainda são pontuais, já que o grande volume de implantação ocorre em novembro. Mas os produtores que já queriam ter iniciado a tarefa na semana passada tiveram de aguardar a redução da umidade para colocar as máquinas na lavoura.
Ontem o clima foi favorável, o que deve permitir que alguns produtores comecem o plantio hoje. Conforme o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), a semeadura da soja vai até 20 de dezembro no Estado.
O assistente técnico estadual da Emater, Alencar Rugeri, alerta para o fato de que alguns produtos utilizados no controle de pragas e doenças estão perdendo a eficiência. “O produtor tem que estar muito atento aos tipos de pragas e de doenças na lavoura para adotar a melhor estratégia”, recomenda. Apesar dos obstáculos, Rugeri acredita que o Estado colherá uma boa safra e que o agricultor não irá reduzir o uso de tecnologia. 
 
Fonte: Reda